sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

É O MELHOR!?!?


Vamos aos números:
- 9 Títulos Mundiais (92,94,95,96,97,98,05,06,08)
- 39 Etapas conquistadas
- Campeão Mundial mais novo (20 anos)
- Campeão Mundial mais velho (36 anos)
- 5 Pipe Master (92,94,95,96,99)
- 1 Eddie Aikau Invitational (2002)
- Dono do único somatório máximo em uma competição (20 em 20)*
- Mais etapas em uma mesma temporada (7 em 1996)
- Sunset!! Sunset???

Deixamos Sunset de lado. Sunset é uma onda diferente, o Tom Curren também vê Sunset como uma pedra em seu sapato, então continuamos com a pergunta inicial: "É o melhor???"
No surfe acho que não existe mais essa discussão. Kelly Slater é o melhor e pronto. Mas pretendo aqui ir um pouco mais a fundo nessa questão. Será que Robert Kelly Slater é o melhor de todos os esportes (vamos ficar nos individuais para não complicar muito - e nos recentes). 

Se formos considerar questões financeiras e assedio da mídia, o cara ficaria longe, atras até mesmo de jogadores de futebol mediocres que ganham mais e aparecem muito mais. Aqui no Brasil, no dia em que Mr. Kelly chegou ao seu eneacamepeonato - isso mesmo enea = 9 x - os jornais de maior importância não reservaram mais que uma página em suas publicações, mas tudo bem, ai já são outros 500. Vamos ficar na performance.

Pensando rapidamente, poucos possuem os números do mito. Eu vou ficar no Tênis, outro esporte que gosto e costumo acompanhar. O cara que tá no topo atualmente se chama Rafael Nadal, mas pode-se dizer que os últimos 5 anos foram de um tal de Roger "Elegância" Federer - o elegância é por minha parte e diz respeito a maneira como Roger joga.   

Assim como Kelly, a criptonita de Federer pode ser Roland Garros, único grande troféu que o suiço ainda não possui - e enquanto tiver frente a Nadal, dificilmente possuirá. Mas vamosdar igualdade de condições e deixar isso de lado também. O fato é que Federer, mesmo com todos os seus números, ainda é questionado como sendo o melhor dentro do próprio Tênis, que tem um compatriota de Slater como outro "monstro" - para quem não sabe, esse a quem me refiro é Pete Sampras.

Então como ficamos? Schumacher era rei na F1, modalidade que muitos consideram não ser nem mesmo um esporte. 

Então como ficamos? Tiger Woods? Golfe? Que me perdoem os golfistas, mas Golfe???? Prefiro F1!

De volta ao surfe. Kelly Slater tem 9 Mundiais. Alguém se habilita?
Que tal o recorde de etapas, com 39. Alguém?
E o fato de ser o mais novo e o mais velho com o nome escrito no maior de todos os troféus. E aí? Mais alguém?

Alguém? Alguém? Não? Como não?

É, meus amigos, tá ficando complicado.

Robert Kelly Slater, nascido na Flórida - quem diria - fatalmente é o melhor surfista que já pisou nesse planeta. E até agora, pelo menos para mim, o melhor esportista da história...

Lembrei de um fator - IMPORTANTÍSSIMO, diga-se de passagem - O SURFE É SUBJETIVO!
É, o surfe é subjetivo e eu mesmo, por muitas vezes cheguei a questionar o talento de Kelly Slater, ou melhor, a atuação do cara em determinado momento. Ficando no recente, será que KS venceu Taj Burrow em Trestles? Os juízes dizem sim. Taj diz ter certeza ter sido o vencedor. É subjetivo!

Mas Kelly consegue mágica... E só os grandes conseguem uma ajuda extraordinária nas horas decisivas. Ele é grande!

Voltando a subjetividade, por algumas vezes cheguei a discutir com um grande amigo se Kelly não foi ajudado aqui ou ali. E quer saber? Isso não importa, porque, se alguma vez algum juiz "ajudou" o homem, é porque se impressionou com seus movimentos, sempre completos, sempre comprometidos e, principalmente, BONITOS. O cara impressiona! Sempre impressionou e, pelo visto, sempre impressionará. 

9 Títulos não chegam por acaso e ninguém é ajudado a esse ponto. Então, a tese da subjetividade acaba de cair.

Um ponto a favor do surfe. As condições variam... e como variam. Um dia você pode ter que competir em mares pequenos e com formação irregular e no mesmo evento, ondas gigantes e perfeitas... sem contar com outras variações possíveis: grande e ruim, pequeno e bom etc etc etc. O tênis permite uma rotina de treinamento, o surfe não, o golfe também permite, o surfe não...

Bom... pra mim já chega. Cada um que tire sua própria conclusão. Mas para mim Robert Kelly Slater é O CARA!! E fim de papo. 


Atualizando: Kelly agora é hexa em Pipeline e soma 40 provas conquistadas no WCT








4 comentários:

cgsmig disse...

Garoootooo,
gostei DEMAIS!!! Muito bom seu texto - 3 senões, muito poucos!!! -
1- custumo
2- mosntro
3- Shumacher
Se quiser, posso ajudar na revisão dos próximos, mas assim mesmo está excelente. Parabéns.
CGSMIG

eu disse...

...

eu disse...

Parabéns pelo primeiro de muitos.
Texto bom, discurso claro e com bossa. Linguagem moderna (mas os reparos do Carlos devem ser levados em consideração).
Estarei sempre aqui para ajudá-lo quando precisar e incentivá-lo para que você se comunique muito e muito e muito, como bom geminiano que é.
Bjs.
M

Unknown disse...

Kelly eh Rei!